terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Qualidade na alimentação com a Dieta DETOX

Sou super fã dessa dieta que foi craida pelo médico Uruguaio Dr. Alejandro Junger. Ela reoganiza os hábitos alimentares, limpa o organismo e elimina até 7 kg em 3 semanas (sem remédios), além de retardar o processo de envelhecimento.
O ponto-chave dessa dieta esta na eliminação de determinados alimentos, que segundo o criador, são responsáveis por causar alergias e irritações nos órgãos e atrapalhar o sistema digestivo.

O que é permitido e o que fica fora :

Óleos: De oliva extravirgem, de gergilim, de girassol, de abóbora, de coco, de amêndoas e de noz. Não usar manteiga, margarina, óleos processados e de canola nem molhos prontos para salada e maionese.


Proteínas; Dar preferência aos peixes de águas frias, como salmão e truta, além de carnes brancas e de caça, como cordeiro, pato e frango. Não são permitidas carnes cruas nem vermelhas (entre elas, porco, vacas, vitela), além de embutidos e mariscos.


Vegetais e Legumes: Todos estão liberaods, com excessão de milho, tomate, batata, berinjela e pimentas. Dê preferência aos frescos e coma-os crus, cozidos no vapor, refogados, assados ou em sucos


Condimentos: Não só estão permitidos como é recomendado usar vinagres e ervas. Não usar chocolate, catchup, relish, chutney nem molhos industrializados.


Grãos: Ervilha, lentilha, feijão estão no grupo dos permitidos. Já os derivados da soja (incluindo além do grão em si, omolho shoyu óleo, tofu, leite e iogurte) ficam de fora, até mesmo na hora de temperar.


Laticinios: Leite de vaca e derivados, incluindo queijo cottage, ricota e iorgute, não devem ser consumidos. Para substitui-los, recomenda-se leite nas versões vegetais e de sementes , como arroz, amêndoas ou castanha (encontrados em empórios e casas especializadas em produtos naturais)


Bebidas: Durante todo o dia, esta liberado o consumo de água mineral, chá verde, chá de ervas e água de coco. Não consumir, em hipótese alguma álcool, café, refrigerantes e bebidas gaseificadas em geral.


Açucares: optar por adoçantes naturais: stevia, xarope de arroz ou açucares de coco. Não usar acuçar branco nem mascavo, mel e outros adoçantes artificiais (atenção aos produtos que contêm açucar na formula).


Sementes e oleoginosas: As sementes de gergilim, abóbora e girassol podem e devem ser usadas para incrementar saladas e pratos. As oleoginosas, como nozes, castanhas e avelãs, são uma boa opção para os lanches.Ficam proibidos, porém, amendoim, pistache e macadâmia.


Frutas: Todas estão liberadas, com excessão de laranja, grapefruit, morango, uva, e banana. As na forma desidratada e batidas como sucos também estão liberadas, desde que sem açucar.