sábado, 3 de julho de 2010

Tendinite no musculo supra espinhoso

O músculo supra-espinhoso é encontrado numa região conhecida como fossa supra-espinhal da escápula (aquela conhecida antigamente como “pá do ombro”!); e tem suas dimensões delimitadoras, que é desta região até o início ou cabeça do úmero; este que é o osso que constitui a região do nosso membro superior conhecida como braço (lembrete: o membro superior é formado de braço, antebraço, punho e mão).

A tendinite do músculo supra-espinhoso é uma lesão de característica inflamatória muito comum em nossa população, principalmente na que precisa dos braços para trabalhar. Ela pode ser resultante de inúmeros fatores: uso excessivo e por longo tempo; pegar peso demais; pancadas na região; posições mantidas por muito tempo; entre outros.

Entre os sinais e sintomas que possam caracterizar que você esta sofrendo de tendinite do supra-espinhoso estão: dificuldade de levantar o braço a altura da cabeça; de pegar um objeto muito ou pouco pesado (fraqueza e dor); dor ao pentear o cabelo, abotoar o sutiã ou coçar as costas; dor ao apertar o ombro; enfim, dificuldade de realizar qualquer movimento em que seja necessário rodar o braço e/ou levantá-lo acima da cabeça.

O tratamento deste acometimento é simples, porém demorado até se ter uma recuperação total; quando esta é possível. E, dependendo da gravidade do caso, pode ser necessário até uma intervenção cirúrgica neste tendão; sendo estes os casos mais avançados desta patologia.

A fisioterapia tem um papel importantíssimo no tratamento deste acometimento; tanto nos casos não cirúrgicos como nos casos cirúrgicos, onde neste último o fisioterapeuta atua antes e depois do procedimento. Entretanto é de fundamental importância que o paciente procure atendimento médico o mais precoce possível, pois quando mais cedo for diagnosticada, a tendinite terá melhor resultado quanto à melhora.

Não deixe de procurar o médico ao sentir qualquer sintoma de desordem no seu organismo. No caso específico da tendinite, ele irá realizar todos os exames necessários e intervir, quando preciso com administração medicamentosa. Esta administração de remédios (neste caso, de maioria analgésica e antiinflamatória) irá ser de fundamental importância para o sucesso do tratamento fisioterapêutico. Estes dois profissionais devem estar em perfeita sintonia para a sua melhora, neste e em todos os outros casos em que a fisioterapia pode atuar; nunca se esqueça disso!

2 comentários:

  1. Trabalho na industria e venho sentindo fortes dores no ombro esquerdo. Fiz uma RM e foi constatado uma tendinopatia incipiente do supra espinhal. No meu trabalho, ultilizo muito os braços, o médico me receitou medicamento e fisioterapia, mas disse que posso continuar trabalhando. É possivel curar uma tendinopatia sem dar descanço à região afetada? Sinto dores durante e depois do trabalho. Acho que ele deveria me afastar do trabalho durante o tratamento. Qual sua opnião? Me ajude!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandro tudo bem?
    O ideal é dar um descanso para membro acometido para que possa reabilita-lo da melhor forma possível. Você precisa informar ao médico que faz o acompanhamento do caso sobre as dores que ainda sente. Enquanto isso realize crioterapia (gelo 20 minutos) na área afetada.
    Me mantenha informada..me dê notícias

    Tatiana

    ResponderExcluir