quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dor de cabeca por compressao cervical

A má postura da coluna cervical pode ser a causa de cefaléia...


A má postura da coluna cervical, isto é, costas arredondadas e cabeça para frente (cifose dorsal e lordose cervical) pode ser a causa do aparecimento de cefaléia, dor no pescoço, no ombro e no braço, devido à compressão das raízes nervosas que saem da coluna cervical.


As cefaléias cervicais são queixas comuns, podendo ser sentidas de um lado só ou dos 2 lados da cabeça. Os locais da dor geralmente são: testa, fundo dos olhos, têmporas ou nuca.


Além das cefaléias cervicais, a compressão das Raízes nervosas cervicais também pode ocasionar tonturas e sensação de náuseas.


A maioria das atividades cotidianas, como as atividades domésticas, trabalhos em computador, etc, acarretam mau posicionamento de cabeça e ombros, que são mantidos em atividades por períodos prolongados, gerando o aumento da cifose dorsal e lordose cervical e, conseqüentemente, o aparecimento de dores, encurtamento muscular e perda da mobilidade.

É o caso do digitador de computador, do desenhista, da dona de casa ou do cirurgião que se mantêm em uma mesma posição executando uma atividade minuciosa com as mãos. Inicialmente, pode haver só uma tensão muscular, que no decorrer do tempo, pode levar a uma lesão articular e compressão das raízes nervosas.



PREVENCÃO


- A percepção da má postura - muitas pessoas não conseguem perceber que estão com a postura errada.

- A prática de exercícios de alongamento.

- Correção dos maus hábitos de movimentos.

- Melhora das condições ergonômicas tanto no trabalho, como nas atividades do lar e lazer.

- Fisioterapia, nas modalidades de alongamento das cadeiras musculares e reeducação postural.

- O uso de colar cervical na fase aguda da dor, pode auxiliar na melhora dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário